Estamos Online!
0 comentários juraski

Está tentando decidir sobre qual piso de madeira colocar em sua casa? Primeiro, saiba que a madeira é uma excelente escolha. Por seu conforto, beleza e por combinar com todo tipo de ambiente. E para te ajudar nessa busca pelo piso ideal, hoje vamos te apresentar o piso parquet. Se você não sabe exatamente o que ele é, então leia o artigo.

Conheça o piso parquet
Entre as muitas opções de pisos de madeira que temos no mercado encontramos também o piso parquet. Fabricado em madeira nobre e maciça, o piso parquet muitas vezes pode ser confundido com o taco de madeira.

Essa confusão acontece porque o parquet, na verdade, é constituído de placas de madeira com as quais se fabrica o taco. Porém, a diferença entre eles é que o taco são placas individuais de madeira, e o parquet possui outra estrutura.

Para formar o piso parquet são unidas diversas tábuas de taco em um só bloco. Dessa maneira, essas tábuas formam uma maior que facilita a instalação do piso, pois leva menos tempo para se entregar o projeto finalizado.

Outra diferença entre o parquet e o taco é a posição como eles são instalados. O taco possui várias opções de posição para instalação das tábuas, que formam desenhos variados no piso. E no caso do parquet ele é comercializado para ser instalado em formato de dama.

O formato de dama do piso parquet é conseguido com a instalação de cada placa com os tacos em sentidos opostos. Assim, uma placa é instalada na vertical e outras na horizontal. Elas possuem as mesmas dimensões, e isso causa o efeito de dama no piso.

Algumas pessoas preferem optar pelo piso parquet fabricado com dois tipos diferentes de madeira, ou então duas tonalidades diferentes. Isso causa o efeito ainda mais evidente da dama e confere muita identidade e estilo para o visual final.

Instalação e cuidados com o piso parquet
A instalação do piso parquet, como dito, é fácil e rápida. Isso se deve ao fato de ser comercializado em placas maiores do que o taco. Porém, a fixação dessas placas se dá da mesma forma como os tacos tradicionais, através de cola.

Por isso, é preciso que o contra piso seja verificado com muita atenção para que seja identificada a presença de umidade. Para que a cola se fixe com perfeição e o parquet não tenha sua vida útil comprometida, é preciso que não haja nenhum resquício de umidade.

Para andares térreos, uma recomendação é que seja feita a impermeabilização do contra piso antes de se instalar o parquet, para que seja eliminada qualquer chance de contato entre a madeira e a umidade do solo.

Outro detalhe sobre o piso parquet é que ele não vem com acabamento de fábrica. Assim, depois de se instalar esse piso é recomendado que para complementar a sua proteção ele seja raspado e faça-se a aplicação de verniz.

Além de reduzir os danos causados na superfície do piso, o verniz também ajuda a impermeabilizar a madeira e confere um visual mais bonito para o parquet. Existem diversas opções de verniz para serem aplicados no parquet.

É possível escolher vernizes com tonalidades e também com texturas variadas, sendo brilhante, fosco ou acetinado. Assim, o parquet pode ganhar ainda mais identidade e estilo segundo o tipo de madeira ou a decoração que irá acompanhar.

Dicas para limpeza do piso parquet
Por ser fabricado em madeira, o piso parquet precisa ser higienizado der uma maneira diferente dos pisos frios. Assim como para todos os demais pisos de madeira é essencial:

Usar vassouras de cerdas macias;
Não submergir em água;
Usar panos úmidos bem torcidos;
Não usar produtos abrasivos.
O piso parquet é uma excelente opção para áreas internas. Com a escolha da madeira certa, ele pode complementar a decoração de qualquer ambiente.